segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Modelo OSI

      Boa noite, revisando um material sobre redes, resolvi voltar a publicar e quem sabe poder ajudar alguém que tem dificuldades no assunto, assim como eu muitas vezes tive.
      Para entender o modelo OSI vamos primeiramente descobrir sua importância. Imagine que é o dono de uma grande empresa de TI (*___*) . As primeiras comunicações de dados só podiam ser realizadas por máquinas de um mesmo fabricante (vamos adotar para nossa empresa a fabricante IBM). Como está sobrando 'dimdim' você resolve expandir seus negócios e comprar outra empresa! Eita coisa boaa!! Mas como nem tudo é perfeito, antes de comprar você não observou que as empresas usavam máquinas de fabricantes diferentes! Nesse caso, muito provável, você nunca consiga a comunicação de dados entre suas empresas e saia num enorme prejuízo.
      Percebendo casos como esse que a OSI (International Organization for Standardization) criou um grupo junto com representantes de diversas marcas com o objetivo de sanar esse problema. Daí começou a surgir o modelo  OSI, onde o foco era padronizar e possibilitar a comunicação de dados independente do fabricante da máquina, do hardware ou do software. Criou-se fases para formatação, organização, transmissão, recebimento e interpretação dos dados, essas fases foram nomeadas 'Camadas'. Por isso quando um sistema utilizada esse modelo sua estrutura é chamada de 'Arquitetura em Camadas'. 
      Vale lembrar que ninguém precisa ficar preso ao modelo OSI, quando um sistema não utiliza este modelo, é chamado de 'proprietário', o ruim disso é a grande chance de ter problemas de compatibilidade com outros protocolos existentes.
      Bom espero ter esclarecido a importância sobre o modelo OSI, quando não encontramos importância no assunto, todo o conteúdo do texto perde sua beleza. Então sempre procurem extrair o que mais chama atenção do que estiverem lendo e motivem-se a partir daí a continuar!
      Nos próximos posts explicarei com detalhes cada camada do modelo OSI. Sei que já devem ter vários sites explicando, mas tentarem, como nesse post, ser o mais claro, divertido e objetivo possível, porque o importante no fim de tudo é a gente entender a 'parada'! rs
      Ah por favor qualquer erro de português ou a respeito do assunto mandem para mim que eu arrumo! (Afinal ninguém é perfeito!) ^^
      Abraço galera, t+ o/  

Bibliografia:
Filippetti, Marco Aurélio. CCNA 4.1 Guia Completo de Estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário